- Escrito por Super User
O bom atendimento é o segredo do sucesso de várias lojas virtuais, que fidelizam clientes pois oferecem diversas opções de canais de atendimento para seus clientes.
No momento em que o usuário acessa uma loja virtual, principalmente pela primeira vez, ele tem muitas dúvidas, inclusive em relação a segurança da loja virtual, e é exatamente nesse momento que o atendimento faz toda a diferença, para tirar as dúvidas desse usuário e fazer com que ele se sinta mais confiante para realizar a compra.
Para facilitar esse atendimento existem diversas formas de você entrar em contato com o usuário e ajuda-lo para que ele saiba como prosseguir e concluir a compra.
Canais de Atendimento essenciais para sua loja virtual:
- Chat Online:
Prático e diretamente na loja virtual, o chat online facilita esse contato com o cliente, e além de tudo você pode abordá-lo para tirar as dúvidas. É importante que esse chat esteja sempre online, para que o cliente ao acessar sua Loja Virtual saiba que ele tem um meio para se comunicar com a empresa.
- WhatsApp:
Hoje em dia os usuários se comunicam por esse canal de relacionamento, inclusive as empresas, pois sabem o quanto é importante a marca ter um relacionamento com o cliente. Canal essencial para tirar dúvidas, enviar promoções e fidelizar cliente.
Disponibilize um e-mail da empresa para que o usuário possa entrar em contato através dele, quanto mais opções para o cliente mais chances de conseguir converter.
- Sac 2.0
Uma loja virtual não se divulga por si só, é necessário de outros diversos canais para receber acessos, leads e até vendas. Com as redes sociais você pode divulgar seus produtos ou serviços, promoções e principalmente fazer o atendimento, tirando dúvidas sobre: prazos, formas de pagamento e pedidos realizados.
É importante que as respostas dos canais sejam de forma praticamente imediata, para o usuário reconheça o quanto ele é importante para a empresa, além do mais, caso a resposta seja demorada o cliente pode desistir de realizar a compra em sua Loja Virtual e partir para a do concorrente.
Reclamações também irão chegar ao atendimento, e esse ponto um tanto delicado, deve ser tratado com toda cautela, profissionalismo e transparência, para que não gere um problema ainda maior.
Para isso você deve:
- Agir rapidamente
- Ouvir o que o usuário tem para dizer
- Verificar o que gerou a reclamação
- Reconhecer o erro e se desculpar
- Reverter a situação
- Acompanhar o caso
Um atendimento diferenciado é uma ótima oportunidade criar relacionamento e fidelizar clientes, essencial para qualquer Loja Virtual. Quando um cliente pega apreço à uma marca, ele volta a comprar e tende a indicar para outras pessoas, destacando os pontos positivos da sua empresa, ou seja, além da sua empresa fidelizar o cliente ela ganha novos usuários interessados na sua marca.
JULIANA AMORIM
ANALISTA DE LINKS PATROCINADOS
Estudante de Publicidade e Propaganda, Certificada em Google Adwords e Google Analytics. Seu maior sonho é viajar o mundo inteiro.