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O que é um e-commerce?

A expressão e-commerce já é muito conhecida no Brasil, porém ainda existem pessoas que não sabem o que ela quer dizer. Se você é uma delas não se preocupe, explicamos agora, tanto o que é, para que serve e os tipos que existem. Então vamos lá?

A palavra e-commerce tem origem do inglês e é a abreviação de electronic commerce, que traduzido para o português significa comércio eletrônico, comumente conhecido como lojas virtuais. E trata-se da comercialização de produtos ou serviços através da internet, sendo assim, o seu principal objetivo é adquirir bens de forma remota.

Com o amadurecimento desse tipo de negócio, alguns e-commerces além de fazer toda a transação online, oferecem para seus consumidores outras formas de fazer negócio, como por exemplo, comprar na loja virtual e retirar na loja física, isso se dá devido a exigência do usuário e a praticidade com que esses processos precisam melhorar para tornar a experiência do usuário única e satisfatória.

Hoje você pode vender ou comprar praticamente tudo em um e-commerce, desde artigos de luxo como produtos inimagináveis há algum tempo atrás de se comercializar virtualmente, como por exemplo, alimentos perecíveis.

Como disse uma de nossas clientes ao vir até nós, quando lhe questionado qual seria o segmento, ela foi bem clara, “quero vencer de uma agulha ao foguete”, logo é perceptível que tudo pode sim se comercializar no comércio eletrônico. Mas para isso é preciso planejamento antes de tudo.

 

E-commerce no Brasil

Antes de falarmos do comércio eletrônico no Brasil, é importante sabermos alguns dados do e-commerce a nível exterior, os Estados Unidos e a China dominam o comércio eletrônico, segundo dados do iResearch e do Instituto de Estatísticas da China, o país asiático já ultrapassou o americano em número de vendas, e a previsão ainda segundo o iResearch é que o número de vendas na China chegue a US$ 1,3 trilhão em 2018.

Aqui no Brasil, assim como em outros países, com a internet cada vez mais popular, viu-se a possibilidade de explorar esse campo ainda tão desconhecido, porém promissor, logo os empreendedores começaram a fazer sites para vender produtos até então de fácil emissão.

Nessa época, anos 90, algumas empresas como Magazine Luiza e Livraria Cultura começaram a vender seus produtos como CDs, brinquedos e livros. Como falado anteriormente, hoje em dia tudo pode ser comercializado, isso devido a evolução das ferramentas, segurança em compras pela internet e recursos.

E aos poucos os brasileiros estão criando o hábito de comprar pela internet, pois nela além de comprar, pode-se pesquisar os melhores preços para aqueles produtos ou serviços que os usuários estão querendo adquirir.

 

Plataformas para e-commerce, como funciona?

Uma plataforma de e-commerce tem dois lados, chamados frontend e backend, o primeiro se trata do que o usuário visita, por fora onde pode visualizar os produtos, preços, formas de pagamento, entre outras coisas. Já o segundo é o que quem administra o e-commerce pode cadastrar produtos, ver os pedidos, faturar e muitas outras coisas.

Além da plataforma, existem outras coisas por trás de uma loja virtual, banco de dados, servidor e sistemas que integram e fazem a loja virtual funcionar, no post “4 fornecedores fundamentais para sua loja virtualfalamos um pouco mais sobre isso. Isso tudo para que os clientes possam converter uma ação no seu e-commerce, que pode ser desde a assinatura de uma newsletter como a compra, sobre a conversão o post “Como aumentar a taxa de conversão da minha loja virtual?” pode te ajudar nesse processo.

Existem diversos tipos de plataformas para e-commerces, as open source, que são de códigos abertos, onde suas usabilidades podem ser personalizadas. As alugadas, onde paga-se uma mensalidade e algumas também cobram por faturamentos. E os marketplaces, que são grandes lojas que disponibilizam espaço dentro delas para que outros lojistas possam vender, e se paga uma comissão a eles.

 

Vantagens e desvantagens de um E-commerce

Abordamos aqui um ponto importante para quem quer empreender na internet, as vantagens e desvantagens que podem mudar de acordo com o projeto, quanto mais robusto, mais complexo, caro e demorado pode se tornar.

 

Vantagens:

  • Segmento de nicho
  • Investimento menor frente a uma Loja física.
  • Tempo do projeto pode ser menor, por exemplo, no caso das plataformas alugadas e marketplaces, onde só é necessário o cadastro.
  • Redução do custo operacional, não são necessários vendedores, porém se faz necessário uma equipe para comunicação, atendimento, (leia também “Como otimizar o atendimento da sua Loja Virtual”), manutenção e tudo que um e-commerce necessita.
  • Sua loja virtual fica aberta 24h por dia, 7 dias por semana e qualquer pessoa do Brasil pode comprar.

No post “10 motivos para investir no comércio eletrônico e abrir sua loja virtual!” falamos mais vantagens de investir nesse mercado crescente.

 

Desvantagens:

  • Produtos de baixo custo, é necessário verificar se compensa comercializar, pois o valor de frete ainda é muito alto no Brasil.
  • Dados pessoais na internet, alguns usuários ainda tem o receio de colocar seus dados em um site, apesar de que muitas lojas virtuais trabalham para que os mesmos fiquem guardados com segurança.
  • Entrega imediata, quem compra quer receber o mais rápido possível, porém isso nem sempre é possível, a retirada na loja já existe, mas não se aplica se a loja virtual for do Ceará e o cliente de São Paulo, a espera vai existir.

 

Esperamos que esse post possa ter esclarecido e acrescentado sobre “O que é um e-commerce” para você, para quem quer investir, afirmamos uma coisa, esse mercado não é uma tendência e sim uma realidade.

Então se você quer vender e atingir o sucesso no mercado virtual faça seu orçamento na Cartola Comunicação que nós te auxiliamos nesse processo.

 

 

RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL

Estudante de Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para e-mail marketing, sempre atualizado sobre marketing digital.
Amante de livros, filmes e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.

 

Associações e Certificações:

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