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Abandono do carrinho: como evitar.

O abandono do carrinho é um problema freqüente que as diversas lojas virtuais enfrentam. E é claro que nenhum empreendedor gosta de ver seus consumidores desistindo da compra, por isso iremos dar algumas dicas!

 

Sua Loja Virtual costuma ter bastante abandono do carrinho? Se sim, alguma coisa precisa mudar. E é exatamente por isso que criamos esse conteúdo, para explicar para você oque é necessário repensar em relação as práticas que são realizadas na sua Loja Virtual.

Primeiro vamos aos dados:

- Segundo o IBOPE e-commerce, as lojas virtuais que vendem artigos de informática a taxa de abandono do carrinho de compras chega a 83%. Esse percentual é o maior entre os dez setores pesquisados pela empresa.  

- A taxa de abandono do setor de vestuário e calçados, atinge 80%.

- Nos sites de produtos para casa e decoração, esse índice é de 76%.

- A categoria escritório e papelaria com 65%, é a que apresenta menor taxa de abandono entre os setores pesquisados pelo IBOPE e-commerce.

Com esses dados acima, já da para ter uma ideia do quanto é grande a taxa de abandono dos carrinhos, por isso separamos algumas estratégias que devem ser tomadas para evitar a desistência dos consumidores:

  • Preço:

Lembre-se que o cliente na maioria das vezes está preocupado com o preço, por isso é evidente que ele irá comparar. O valor dos seus produtos tem que estar compatível com o mercado, e com os produtos semelhantes do seu concorrente, para que você não perca a venda.

  • Cadastro da compra:

É importante que o cadastro seja facilitado, por isso  solicite apenas os dados mais importantes para a finalização da compra, assim seu consumidor não ficará insatisfeito respondendo  informações desnecessárias. Quanto mais pratico for o processo de realização da compra é mais provável que o usuário a conclua.

  • Frete:

Procure oferecer frete grátis para compras que atingirem um valor determinado, a politica do frete chama atenção dos usuários, e muitos abandonam o carrinho por causa do valor do frete. Por isso, reflita e verifique a possibilidade de realizar algumas ações para não perder esses usuários.

  • Canais de Comunicação:
    Os Canais de Comunicação são muito importantes no momento em que o usuário está realizando uma compra, pois é extremamente essencial caso o usuário possua alguma duvida. Caso esse usuário não consiga se comunicar com a empresa, ela provavelmente irá abandonar o carrinho.
  • Refazer compra:

Boa parte dos consumidores que abandonam o carrinho volta depois querendo refazer a compra, por isso é importante que você facilite esse processo dando a possibilidade do consumidor recuperar o carrinho. 

 

Enfim, dê motivos para o consumidor procurar a sua loja virtual e principalmente, dê motivos para que ele continue, a agilidade no processo da compra é uma das principais recomendações, por isso não deixe de seguir nossas dicas  ;)

 

JULIANA AMORIM
SOCIAL MEDIA

Estudante de Publicidade e Propaganda, fascinada por aplicativos, mídias sociais e jornalismo. Seu maior sonho é viajar o mundo inteiro.

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