Deixe seu contato, que ligamos para você!

Blog Fique por dentro de nossos conteúdos

E-commerce e Black Friday: funciona no Brasil?

Será mesmo que a data mais importante no varejo norte-americana influencia nas lojas virtuais brasileiras?

Todo ano é a mesma coisa! Novembro chega e, com ele, vem a expectativa de aumento nas vendas: o Black Friday. Marcado para o dia 28, ele é um dos eventos mais sensacionais com muitos descontos e vantagens para os consumidores e vai fazer muita gente antecipar as compras de Natal. A data vem ganhando força a cada ano que passa aqui no Brasil.

Segundo o E-bit (empresa especializada em comércio eletrônico), a Black Friday Brasil do ano passado movimentou R$ 770 milhões no e-commerce brasileiro e a estimativa é de que neste ano as vendas ultrapassem R$ 1 bilhão. Isso dá um novo recorde e uma estimativa de crescimento de 56% em relação ao ano passado. Além do mais, uma pesquisa realizada também pelo E-bit, feita entre brasileiros que costumam fazer compras online, constatou que 59% dos usuários acreditam que encontrarão descontos reais no Black Friday. Esses números trazem bastante otimismo para o e-commerce brasileiro e comprovam que: sim, esse dia influencia bastante no mercado online brasileiro.

Entretanto, muitas reclamações e pontos negativos foram divulgados no ano passado. Muitos consumidores reclamaram do aumento dos preços dias antes do Black Friday para que no dia ele fosse divulgado como “desconto”. Além de ser uma prática desleal, ela pode causar rejeição do consumidor para a sua marca. E isso é o que ninguém quer. Os falsos descontos foram destaque até na Forbes! No ano passado, sete empresas (grandes) foram notificadas pelo Procon por maquiarem seus preços. Neste ano, os órgãos responsáveis prometem maior fiscalização.

Evite os transtornos com órgãos fiscalizadores e clientes encarando o Black Friday como uma grande oportunidade de divulgar seus produtos e fidelizar seus clientes. Ofereça descontos reais e elabore estratégias para que os consumidores desse único dia do ano possam voltar várias e várias vezes na sua loja virtual, não importa o tamanho dela.

VICTOR RÉGIS
SOCIAL MEDIA

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por séries e filmes, adora ler livros do momento. Fã de Hora de Aventura, seu gosto musical é muito variado desde Katy Perry à Radiohead.

 

Associações e Certificações:

Associação Brasileira de Comércio Eletrônico Mailchimp Associação Brasileira de Empresas de Design Bing Ads Com School

Como chegar