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Orientações para preparar e apresentar um relatório de e-mail marketing.

Não adianta criar campanhas de e-mail marketing se os resultados não forem mensurados, como saber se a campanha foi um sucesso? E como saber onde melhorar se não foi? Essas perguntas são respondidas com base nos resultados que um relatório de e-mail marketing aborda.

Os primeiros passos para montar seu relatório é saber pra quem você vai apresentar, se essa pessoa conhece os termos técnicos ou você deve ser mais didático e principalmente, quais informações são mais relevantes para conter no relatório.

Identificado esses pontos, é hora de construir seu relatório de e-mail marketing, seguindo os passos abaixo:

  • Fazer um quadro geral com as informações que são mais relevantes de acordo com cada cliente, algo não tão detalhado, para que posteriormente você possa usar informações como a quantidade de campanhas, envios, conversões e o que mais achar necessário.
  • Construir um quadro de evolução mensal para fazer comparações com os meses anteriores, assim será possível ver a evolução de cada disparo, esse deve ser mais completo do que o geral, nele você pode colocar a taxa de abertura, os cliques únicos, quantidade de pessoas que se descadastraram, conversões e todas as informações que são relevantes para o tipo de negócio que o relatório está sendo feito.
  • É importante destacar os pontos negativos, na apresentação do relatório você poderá dizes o porquê aconteceu esse fato, também servirá para a não repetição dessa ação, mostrando-os, você pode, com base nesses dados, falar quais medidas serão tomadas para que não volte a acontecer esse ponto negativo na próxima campanha.
  • Também é muito importante montar um negócio de performance diário, saber quais os dias que os e-mails disparados tiveram as melhores performances. Essas informações são fundamentais para saber quando é o melhor momento para se comunicar com seu público alvo. Avalie métricas relevantes como a hora da abertura dos e-mails, taxa de conversão, cliques e o que mais achar interessante de acordo com seu segmento.
  • Construa um quadro geral com cada campanha, é importante ter uma visão de cada e-mail disparado, use os mesmos dados que foram usados no quadro geral e faça um top 3 melhores e um top 3 piores para melhor avaliação, analise desde o assunto até o conteúdo que foi abordado em cada um deles.
  • Se você tem um e-commerce, faça um quadro por oferta, avaliar os produtos divulgados x produtos vendidos. Personalize seu e-mail marketing com produtos relevantes e que possam trazer resultados, se insistir em mostrar produtos que não fazem os olhos dos seus clientes brilharem o que pode conseguir é o desengajamento desses clientes.
  • Faça um cronograma dos próximos passos. Faça as observações e dê as dicas de como vai atuar nas próximas campanhas, fale dos melhores dias, os que mais performaram e que tipo de oferta traz mais resultados.

Os relatórios servirão para tomadas de decisões futuras, mostre que você domina e sabe responder os porquês para cada pergunta. Apresente os problemas e logo em seguida traga as soluções.

 

RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL

Estudante de Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para e-mail marketing, sempre atualizado sobre marketing digital. Amante de livros, filmes, e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.

 

 

 

 

 

 

 

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