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Melhore sua taxa de abertura usando emojis. 

Não é novidade para ninguém que o uso de emojis se popularizaram e ganharam força de alguns anos para cá, certo? Na comunicação por WhatsApp, no status do Facebook, nas legendas das fotos e comentários do Twitter, os emojis ganharam o coração dos usuários, por serem simples, engraçados e principalmente por transmitirem experiências e emoções que facilitam a comunicação.

Os emojis já tiveram sua fase de ascensão, seu declínio e agora, voltaram ao mercado de forma mais branda e estão sendo usados de forma inteligente, isso porque usar essas carinhas expressivas e os símbolos que transmitem informações geram um incrível engajamento.

No Brasil os emojis são muitos usados de forma espontânea.

Vamos abordar os emojis relacionados com a taxa de abertura de e-mail marketing, aposto que essa ligação nunca passou pela sua cabeça, não é mesmo? Acontece que o uso excessivo desse material acabou se tornando uma coisa negativa, entretanto isso mudou e nós podemos aproveitar o uso dessa ferramenta como uma vantagem.

É importante saber que nem todos os projetos cabem usar os emojis nos títulos das campanhas de e-mail marketing, uma vez que, em uma campanha mais seria esse tipo de artifício não é aconselhado ser usado, bem como outros como a linguagem, padrão de texto entre outros, ainda assim, você já deve ter visto muitos e-commerces usando essa função para atrair os olhares dos consumidores e assim aumentar a taxa de abertura do e-mail marketing.

Esse assunto é muito simples de ser compreendido, porém quero que você entenda quais os momentos certos para sua utilização, pois se fizer errado pode colocar toda sua campanha em jogo, o que obviamente você não deseja.

A forma certa de usar emojis no e-mail marketing

Atualmente no Brasil, uma boa parte dos brasileiros tem um smartphone conectado à internet, seja por wi-fi ou planos de dados móveis e usam celular para a troca de informações, esses celulares já vêm configurados com os emojis e se não vierem podem ser baixados aplicativos que forneçam as carinhas e ícones.

Agora pensemos juntos, se boa parte dos brasileiros utilizam emojis para a troca de informação, não seria interessante também fazer uso desta prática através do e-mail marketing? Se a resposta for sim, então estamos no caminho certo.

Quando se é utilizado emojis no assunto do e-mail marketing a taxa de abertura tende a aumentar, mas para que isso aconteça de fato é necessária à utilização de testes de acordo com o segmento e se esse se encaixa com a utilização desse artifício, uma vez que existe uma linha tênue entre o que é viável ou não.

Uma pesquisa realizada pela Sales Force, que é referência no mercado internacional, com empresas que trabalham com o B2C, o aumento da taxa de abertura quando utilizado emojis cresce em 2% ou mais.

Como falado no início, para que você consiga aumentar a taxa de abertura usando essa estratégia, é preciso ter alguns fundamentos esclarecidos, para não colocar tudo a perder.

Alguns cuidados devem ser tomados ao utilizar os emojis.

  • Uma mensagem cheia de carinhas, carinhos, flores e quaisquer outros símbolos podem colocar em risco a credibilidade do seu projeto, podem passar a imagem de uma forma não profissional, é necessário usar o bom senso para que sua mensagem gere o engajamento desejado.
  • Se quem recebeu seu e-mail marketing estiver visualizando do smartphone, o espaço é reduzido e se você tiver mandando uma sequencia de emojis grandes em seu titulo, seu lead não conseguirá ler o assunto e pode acontecer dele não abrir ou pior, mandar seu e-mail para o spam.
  • Alguns emojis não são educados, sendo assim, saiba escolher quais impressões você deseja passar com sua marca para que não se torne algo negativo.
  • Alguns modelos de emojis só são disponíveis para IOS e outros para Android e Windows Phone, certifique-se de usar um que seja universal, para que parte do seu público não receba a mensagem incompleta.
  • Em nem todos os projetos cabe a utilização de emojis, por isso, avalie se seu publico alvo deve receber e se ele vai acolher bem essa aplicação.

Alguns exemplos:

  • Avaliação da Cartola Comunicação: Pesquisa de satisfação interna ‏
  • E-commerce de eletro: MEGA OFF ✄ preços arrasadores! ‏
  • E-commerce de eletro: Apple TV é aqui! ‏
  • E-mail parabenizando: Feliz aniversário ! 
  • E-mail informativo:  Parado na Lei Seca + Novos Vídeos  
  • E-commerce de vendas de serviço: Última chance de me levar para casa!  / Últimas horas para aproveitar 

O importante aqui é aumentar a taxa de abertura do seu e-mail marketing, logo para que isso aconteça é necessário fazer testes, saber se seu público alvo vai reagir bem com essa nova metodologia. Normalmente adolescentes e pessoas mais jovens tendem a aceitar mais rápido essa técnica, pois já nasceram nessa geração, mas isso não é uma regra e vale testar com os diferentes públicos, se couber claro.

 

RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL

Estudante de Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para e-mail marketing, sempre atualizado sobre marketing digital. Amante de livros, filmes, e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.

 

 

 

 

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