- Escrito por Super User
O E-mail marketing é uma ferramenta essencial, eficiente e poderosa para as empresas nos dias atuais, ela ganhou força devido às suas vantagens e a sua praticidade. Indispensável para quem quer ter um relacionamento com seus clientes e obter uma grande taxa de conversão.
Peça fundamental nas estratégias de comunicação das empresas para a divulgação dos produtos e serviços, o e-mail marketing atua como um canal direto para falar com seu público alvo. Mas isso só é possível se eles receberem esses e-mails.
Para que sua campanha dê certo, não corra o risco de sua mensagem cair no lixo eletrônico como SPAM ao invés de chegar à caixa de entrada.
Como evitar que seu e-mail se torne um SPAM
O E-mail marketing como canal de venda online, se planejado e executado da forma correta pode trazer um retorno no faturamento de até 20% nas vendas.
O grande desafio para uma campanha de e-mail marketing obter o sucesso planejado é que os e-mails não sejam classificados como SPAM pelo caixa de lixo eletrônico dos provedores de e-mail.
Se seu e-mail for classificado como SPAM as chances de seu cliente ver são quase zero.
Para evitar que isso aconteça, preparei algumas dicas para te ajudar a fazer com que isso não ocorra.
1- Construa suas próprias listas para disparos
Construir suas próprias listas de e-mails são sempre ótimas opções e sempre dão certo, porque só assim você vai ter a certeza de que esses usuários são reais e com potencial para serem seus consumidores.
Nunca compre listas de e-mails, além de serem proibidas como o código de auto-regulamentação para prática de e-mail marketing, as chances de conterem e-mails inexistentes são enormes e com certeza vão gerar os spams traps (armadilhas para pegar spammer), que na primeira utilização irão condenar seu e-mail marketing.
2- Integre a opção opt in no seu site e locais de cadastros
Uma ferramenta certeira, o opt in é a opção de aceitar receber seus e-mails com ofertas de promoções, dicas, serviços e todo conteúdo que você for divulgar. Como o usuário vai concordar em receber seus e-mails as chances de irem para caixa de entrada aumentam e como ele já manifestou o interesse se inscrevendo, as chances de ele abrir e converter em uma venda são maiores ainda.
3- Utilize uma ferramenta de disparo de e-mail marketing
A escolha de disparar e-mail através de uma ferramenta é a melhor solução, além de ser o meio mais inteligente, a ferramenta facilita todo o processo. Escolher uma ferramenta que mais se adeque a suas necessidades é sem dúvida a melhor escolha. Falo sobre a importância de usar uma ferramenta de disparo para e-mail marketing no post ‘' E-mail Marketing e suas ferramentas de disparo, por que usá-las?’’.
4- Mensagens no formato HTML
Todo e-mail é enviado em formato HTML (código fonte), quando você envia um e-mail apenas com imagens as chances de irem para a caixa de SPAM são maiores do que quando também são inclusos textos.
O aconselhado é que seu e-mail seja composto por imagens e textos, para que isso possa evitar que cheguem como SPAM.
5- Assunto do E-mail
Algumas palavras ou termos classificam sua mensagem como SPAM imediatamente. Essas palavras são automaticamente condenadas, como: Promoção, Grátis, Desconto e outras do gênero. Busque palavras que sejam interessantes, que passem a mensagem para seu publico, mas que não caiam nos filtros anti SPAM.
6- Proporcione a opção de descadastramento ao seu usuário
Todo cliente pode se descadastrar do seu mailing no momento que ele quiser, a partir do momento que ele não quiser mais receber qualquer opção de comunicação por meio do e-mail marketing, ele deve ter as opções de sair do seu quadro de e-mails. Forneça pelo menos uma opção visível onde o usuário possa fazer isso, algo como ‘’Caso não queira mais receber nossos e-mails, descadastre-se aqui’’, essa opção deve conter em todos os e-mails disparados.
Espero que eu tenha te ajudado a entender a importância de evitar a correr riscos.
RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL
Estudante de Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para e-mail marketing, sempre atualizado sobre marketing digital. Amante de livros, filmes, e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.