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Pesquisas apontam que mais da metade dos e-mails são abertos por dispositivos móveis (celular e trablet), de acordo com o estudo da Litmus. E no Brasil segundo a pesquisa da Return Path, cerca de 25% dos usuários preferem ler seus e-mails pelos smartphones.

O uso de dispositivos móveis é cada vez mais popular pela necessidade de mobilidade das pessoas, elas estão deixando desktops e notebooks de lado, pois através dos celulares e tablets elas podem resolver quase tudo. E essa tendência só tende a aumentar, tanto pelo barateamento da internet móvel e maior oferta de Wi-Fi, quanto pela popularização da aquisição de smartphones.

É fundamental que suas campanhas de e-mail marketing estejam preparadas para abrir na versão mobile, assim como nos outros dispositivos. Seguem algumas dicas para que suas campanhas possam ser abertas sem problemas em tablets e celulares e ter taxas de aberturas e conversão altas.

  • Pense em um layout com HTML responsivo, ele precisa se adaptar em várias telas, desde uma menor, do smartphone à de um desktop que é bem maior e a resolução é altíssima, seu e-mail marketing deve abrir bem em todos os dispositivos. Para que seu layout dê certo, o aconselhado é que as peças sejam criadas em colunas únicas e que não ultrapassem 350 pixels de largura
  • Os layouts precisam ser simples e leves além de responsivos, isso devido a muitos celulares bloquearem imagens quando são muito pesadas, lembre-se de não mandar apenas imagens, insira textos também.
  • E sobre os textos, eles devem ser concisos e diretos, pois ao acessar o e-mail através de um dispositivo móvel o usuário, na maioria das vezes está com pressa e precisa ler e ver o conteúdo rapidamente, quanto menor for seu conteúdo maior a chance de ser lido, porém lembre-se de passar a mensagem através de poucas linhas.
  • Na linha do assunto seja objetivo, aconselho usar menos de 50 caracteres, e isso vale para todas as campanhas de e-mail marketing, Independente de dispositivo.
  • Se tiver o botão call-to-action deixe-o em destaque, assim como qualquer outro botão que seja relevante para você.
  • A maioria dos smartphones ajustam automaticamente as fontes nas telas utilizadas no e-mail marketing, porém não custa nada manter um padrão entre 14pt e 22pt. Fontes pequenas são difíceis de ler e grandes demais podem estragar o layout.
  • Use a interatividade, crie campanhas interativas e criativas. Isso pode garantir sucesso e engajamento maior da sua campanha.
  • Faça testes, em aparelhos diferentes, em sistemas operacionais diferentes.

Um e-mail marketing mal formatado pode gerar o desinteresse do público de ler e também levá-lo ao descadastramento, tudo o que você não quer. Por isso esteja sempre atento a possíveis variações, tanto do interesse como do desinteresse dos seus usuários.

Então, mãos a obra para aperfeiçoar as campanhas de e-mail marketing para mobile e atingir os resultados esperados.

 

RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL

Estudante de Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para e-mail marketing, sempre atualizado sobre marketing digital.
Amante de livros, filmes, e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.

 

 

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