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Já parou e se perguntou como seu negócio é visto? E como você deseja que ele seja visto? Pode parecer a mesma coisa, porém dependendo de diversos fatores, que iremos abordar, podem ser coisas bem diferentes.

Esse processo se chama Branding, que nada mais é do que a identidade da marca, que através de um conjunto de estratégias bem aplicadas fazem da marca conhecida pelo que ela é e não o que você gostaria que ela fosse.

Segundo Jeffrey Preston "Jeff" Bezos, fundador, presidente e CEO da Amazon.com, “Branding é o que as pessoas falam sobre você quando você não está na sala”.

Porém isso pode se alinhar, basta trabalhar de acordo com o que deseja passar para quem vê sua marca, seja no meio digital ou físico. 

O primeiro passo é ajuda os consumidores a conhecer sua marca exatamente como você quer que eles vejam, isso pode se dar através da experiência que sua marca, produtos ou serviços causam sob esses consumidores. 

Quando esse trabalho dá certo, os esforços em publicidade podem diminuir, pois as pessoas já reconheceram sua marca, e saberão a reputação positiva que ela tem, isso pode acontecer a médio e a longo prazo, pois esse processo não se cria da noite para o dia.

Trouxe alguns exemplos bem clássicos de marcas que tem seu branding tão forte que ficaram conhecidos como fazendo parte do produto, como: 

Bombril, o nome da marca já está tão enraizado na memória dos consumidores,  que poucos sabem que na verdade se trata de uma palha de aço, e que existem diversas outras marcas que fabricam esse produto, porém são conhecidas como bombril.

A marca é a Chiclets, que para a maioria das pessoas é apenas clicletes (palavra aportuguesada), independente da marca, na verdade o produto é goma de mascar.

Outro exemplo é o Isopor, que na verdade é poliestireno expandido, interessate que muitas pessoas nem imaginam que o nome na verdade é o da marca e não do produto.

Ter um forte Branding traz diversas vantagens, como por exemplo, ser associada a um nicho de mercado, isso pode fazer com que sua marca fique presente na memória das pessoas, além do reconhecimento e valor agregado a ela, aumentando assim a confiança.

Saiba que o principal objetivo de se trabalhar bem o branding da sua marca é conquistar um lugar único e especial no coração e memória das pessoas que consomem seu tipo de serviço ou produto.

Separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.

1- Saiba quais os benefícios que seus produtos e serviços possuem, liste-os para divulgação.

2- Saiba quais benefícios e qualidades vai trabalhar, para que elas sejam lembradas e associadas a sua marca.

3 - Defina as emoções que deseja transmitir.

4 - Se possível, crie uma imagem, que através dela possam ser trabalhadas todas as comunicações.

5 - Um slogan simples, que transmita a essência da sua marca também é importante.

6 - A missão precisa ser clara e objetiva.

7 - A comunicação visual precisa estar uniforme, independente do meio em que ela é divulgada.

8 - E um dos pontos mais importantes, entregue o que você promete para seus consumidores.

Espero que esse conteúdo ajude a fortalecer sua marca, lembre-se que isso não é um processo a curto prazo, porém os retornos são satisfatórios. Se ficou alguma dúvida, ou tem alguma sugestão, deixe nos comentários, ficaremos felizes em ajudar.

 

RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL

Estudante de Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para e-mail marketing, sempre atualizado sobre marketing digital.
Amante de livros, filmes e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.

 

Associações e Certificações:

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