- Escrito por Super User
Definir a cor do seu Site
As cores no seu site podem dizer muito sobre seu negócio, e sobre o tipo de produto ou serviço que você trabalha, pois, a cor tem como uma de suas funções, trazer emoção, o que pode fazer toda diferença para seus usuários.
O uso das cores ideias podem trazer um impacto diferente para seu site, fazer com que os usuários que entram nele sintam uma diferença positiva em relação aos seus concorrentes, que não pensaram nisso na hora da criação, esse pode ser um fator de decisão, que pode influenciar na compra e tornar seu cliente fiel a marca.
Atualmente existe uma gama quase infinita de cores disponíveis na internet que você pode usar como “a cor da sua marca”, apesar disso ser uma vantagem, pois nunca é bom ter a mesma “cor” de outra empresa, principalmente do mesmo segmento que você, é preciso ter muito cuidado na hora de escolher a cor ideal. Escolha pensado nos seus futuros clientes, no seu tipo de produto ou serviço e no ambiente em que está inserido, não escolha uma cor apenas porque você ou alguém da sua família acha legal.
Escolhendo a cor ideal e que transmitam exatamente as emoções e sensações que você quer passar, você ganha e fidelizar mais clientes pelos olhos, assim convertendo aquele cliente ou fazendo voltar ao seu site.
Normalmente os sites tem mais de uma cor, para essa escolha, podem ser escolhidas cores que conversam, cores complementares, ou que sejam harmônicas. Na figura abaixo trouxe uma tabela que mostra algumas cores que dão origens a outras. Observe as cores que mais se adequam ao seu tipo de negócio.
É importante também ter cuidado sobre a cor que predomina seu site, pois dependendo da cultura em que ele vai ser divulgado, pode não ser a melhor opção, por exemplo, para os ocidentais como os brasileiros, a cor branca representa a pureza, já no oriente como na China, é a cor do luto.
Na tabela a seguir estão os significados das principais cores de acordo com o livro da pesquisadora Eva Heller intitulado “A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão”, baseando nos seus estudos sobre “A psicologia das cores”. Os estudos da autora são de acordo com a cultura ocidental e na contemporaneidade.
Então como você pode observar, as cores e seus significados são tão importantes e afetam tanto as emoções, razões e sensações nos seus usuários, que pensar na melhor cor para seu projeto com certeza vai fazer toda diferença.
Trouxemos alguns exemplos de cores aplicadas em alguns sites, as informações foram com base na tabela da pesquisadora Heller.
Vermelho – O vermelho por ser uma cor forte passa o sentimento de confiança, também é muito usado pelos segmentos de alimentos por estimular o apetite. Além de estimular o sentimento de urgência. Um site que utiliza essa cor em seu site é o Bob’s.
Azul – O azul por ser uma cor calma e que estimula a produtividade é muito utilizado por corporações. Trouxemos o exemplo do site da M. Dias Branco.
Verde – O verde é muito associado a questões de saúde, ele estimula os efeitos de calma e tranquilidade. Um exemplo de site onde o verde predomina é o da Unimed.
Amarelo – O amarelo é estimulante e otimista, traz também a lembrança do ouro e dinheiro. Um exemplo de empresa que usa essa cor em seu site é Branco Do Brasil.
Se restou alguma dúvida, se você tem alguma sugestão ou crítica, pode deixar nos comentários que teremos o maior prazer em te atender.
RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL
Estudante de Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para e-mail marketing, sempre atualizado sobre marketing digital.
Amante de livros, filmes, e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.