- Escrito por Super User
Plataformas para e-commerce Opens Sources
Você já deve ter passado por algumas etapas para chegar nesse ponto, que é escolher a plataforma ideal para seu e-commerce, como ter tomado a decisão de investir na criação da sua Loja Virtual, certo?
O objetivo aqui é te ajudar a escolher a melhor plataforma open source para que seu negócio possa começar e alcançar seu objetivo.
Primeiro você precisa se fazer algumas perguntas que podem ser essenciais nesse processo, só assim vai poder escolher a plataforma que melhor pode atender seu negócio, como:
- Quanto você está disposto a investir na sua Loja?
- Pretende crescer e expandir sua Loja Virtual o mais rápido possível?
- Quer começar a vender logo?
- Pretende fazer integrações com outras plataformas, como ERP (que significa Enterprise Resource Planning e trata-se de um software integrado de gestão empresarial)?
Essas são perguntas básicas para que você possa seguir um direcionamento, vou apresentar algumas plataformas open source, que são plataformas de códigos abertos, isso quer dizer que seu código é livre, pode ser personalizado de acordo com suas necessidades e algumas funções podem ser desenvolvidas de acordo com o seu desejo.
Trouxemos quatro plataformas open source: Magento, Woocommerce, PrestaShop e OpenCart.
Magento: Mundialmente conhecida o magento foi desenvolvido pelo Magento Inc (antiga Varien), nasceu no final dos anos 90 e passou por diversas fases, foi comprada pelo ebay em 2011, mas em 2013 se desligou por perceber que sem o ebay poderia crescer muito mais. A Magento Community, uma comunidade de desenvolvedores foi criada, fazendo com que os próprios desenvolvedores melhorassem os processos da plataforma. Com o passar do tempo ela se desenvolveu e melhorou cada vez mais, chegando a versão 2.0 e se tornando a melhor plataforma para loja virtual do mercado atualmente, além de poder trabalhar fortemente o SEO (que significa Search Engine Optimization, traduzido para o português - Otimização para mecanismos de busca) e as URL parametrizadas (Uniform Ressource Locator, que servem para medir o impacto de suas campanhas). Possui clientes como Saraiva, Hering Web Store, entre outros.
Woocommerce: Essa plataforma é um plugin do WordPress, muito utilizada para sites institucionais e blogs, ela é simples e atende muito bem quem precisa de uma loja menos robusta. É grátis e possui o código aberto, assim como o Magento. Criada em 2011, só foi adquirida pelo WordPress em 2015. Sua interface é fácil e didática, por isso seu crescimento é contínuo e também pode-se trabalhar com URL parametrizadas e com o processo de SEO.
PrestaShop: Também em open source, nasceu em 2007 com o intuito de atender pequenas e médios projetos, SEO e URLs amigáveis podem ser trabalhadas. Está disponível em mais de 40 idiomas. Seu sistema é gratuito, mas também existem os adicionais que podem ser adquiridos comercialmente.
OpenCart: A plataforma de código aberto nasceu em 2007 com o objetivo de ser rápida e leve, possui uma variedade grande de templates (páginas pré-configuradas), por esse motivo pode ser mais rápido a criação da loja virtual. Um diferencial é que a plataforma vem com o suporte de URL amigável e SEO.
Essas são apenas 4, mas existem muitas outras cuja código é aberto e gratuito para se utilizar.
Também trouxemos os dois lados das plataformas opens source, as vantagens e desvantagens:
Vantagens
- Construir a loja do zero, totalmente personalizada.
- A Loja é sua
- Código fonte gratuito (Disponível em comunidades de desenvolvedores)
- Possibilidade de customização e da estrutura do site (Campos, módulos, entre outros)
- Atualizações do código
- Possibilidade de integração com ERP e Plataformas.
- Trabalho de SEO pode ser feito de forma correta.
Desvantagens
- Necessário conhecimento técnico em programação
- O custo vai ser de acordo com seu projeto, quanto maior mais caro.
O site Built With divulgou no começo desse ano a estatística de plataformas para e-commerce no Brasil.
Escolher a plataforma ideal para o seu negócio não será uma tarefa fácil, porém é necessária. Pense a curto, médio e longo prazo. Se quiser fazer da sua Loja Virtual um grande negócio, indicamos fazer em open source em uma plataforma que suporte um projeto tão grande e assim poderá crescer a loja junto com a sua empresa. Uma mudança, por exemplo de uma plataforma alugada para um de código aberto no meio do processo pode te prejudicar, apesar de que atualmente as plataformas alugadas também podem se tornar grandes negócios, veja mais no conteúdo “Plataformas alugadas para e-commerce”.
Às vezes a mudança de plataforma se faz necessário, por exemplo, um de nossos maiores clientes, um EAD + Loja virtual usava uma plataforma (ASP - plataforma da Microsoft) onde poucos programadores dominavam, sendo assim, a empresa dependia muito do trabalho dele, com o tempo esse programador acabou se desligando da equipe e a empresa precisou encontrar um substituto, mas não encontrou. Chegando na Cartola Comunicação foi aconselhado a uma grande mudança, usar o magento que seria muito mais eficiente para a loja virtual. Agora além deles estarem usando a plataforma ideal, também existem mais profissionais no mercado qualificados e com expertise no magento.
Avalie alguns critérios antes da escolha, como a sua disponibilidade de investimento, seu tempo, a integração com seu sistema de gestão, as funcionalidades indispensáveis para seu projeto, essas são apenas algumas dicas para a escolha correta.
Na Cartola Comunicação utilizamos a plataforma Magento, além de ser a melhor plataforma para loja virtual do mundo, nós contamos com uma equipe preparada para a Criação da sua Loja Virtual, tanto em template como totalmente personalizada.
Entre em contato conosco, que nossa equipe comercial vai estudar a melhor maneira de fazer seu e-commerce um case de sucesso.
Esperamos que com essa leitura você possa fazer a escolha certa, independente da plataforma open source escolhida, se ficou alguma dúvida, tem alguma sugestão ou crítica, deixa nos comentários, ficaremos felizes em saber.
RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL
Estudante de Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para e-mail marketing, sempre atualizado sobre marketing digital.
Amante de livros, filmes e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.