Deixe seu contato, que ligamos para você!

Blog Fique por dentro de nossos conteúdos

A importância do Planejamento Estratégico

O planejamento de campanhas ou planejamento estratégico é um dos primeiros passos a
serem executados quando começa a se pensar na comunicação de uma empresa, ele vai
guiar seus passos e assim atingir os objetivos esperados.

 

● Vantagens de fazer um planejamento:


1. Identificar riscos e oportunidades
2. Planejar investimentos
3. Prevenir mudanças no mercado
4. Definir planos de ações
5. Crescimento constante


Para um planejamento bem feito algumas medidas devem ser tomadas antes da equipe de
planejamento se reunir. A primeira delas é conhecer bem o cliente, qual seu público-alvo,
quais são seus objetivos, quanto se tem de verba para investir, entre muitas outras coisas.

Saber ou perceber quais estratégias seus concorrentes diretos e indiretos estão executando
também é importante, como eles estão executando, qual o posicionamento eles estão
tomando e principalmente, como o público está reagindo.

Após todas essas informações é hora de parar para fazer o planejamento, lembrando
sempre dos objetivos e pontuando quais são os passos a serem seguidos, para que assim,
possam ser executados da melhor forma possível.

Após os objetivos traçados e o planejamento pronto com base nas informações colhidas
anteriormente, sem “achismos”, é hora da execução. Lembrando que o ideal é seguir o
planejado 100%, porém é possível haver mudanças no caminho por diversos fatores, mas o
ideal é não sair muito do planejado, senão não adianta fazer planejamento, não é mesmo?

Após as ações executadas é necessário calcular o ROI (retorno sobre investimento), com o
marketing digital é possível saber exatamente o que foi gasto, onde e como. Com essas
informações é possível analisar as campanhas e apresentar assim os relatórios, que entra
como último passo.

Por fim, os relatórios servem para analisar os resultados obtidos, saber se eles foram
atingidos, melhorar para as próximas campanhas e planejamentos, identificar as falhas e
ser mais assertivo nos próximos.

 O planejamento engloba muitos outros fatores que não foram citados acima, porém seguir
esses passos já trazem boas chances de fazer campanhas de uma forma correta.

 

 

RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL

Estudante de Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para e-mail marketing, sempre atualizado sobre marketing digital.
Amante de livros, filmes, e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.



Associações e Certificações:

Associação Brasileira de Comércio Eletrônico Mailchimp Associação Brasileira de Empresas de Design Bing Ads Com School

Como chegar