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Como identificar meu público-alvo?

Sabe-se que todo negócio precisa de clientes, certo? Mas todos podem ser seus clientes? Depende do caso, por isso é necessário focar em quem pode consumir seus produtos ou serviços, e para isso é necessário determinar “quem”. É aí que entra o “público-alvo”, onde com base nisso a equipe de marketing e vendas atua, como chegar até eles e como fazê-los consumir no seu negócio.

 

 Você sabe o que é público-alvo?

Público-alvo é um grupo de pessoas com características e semelhanças que tem potencial de consumir produtos ou serviços de determinadas empresas. Quanto mais informações tiverem a respeito desse grupo, mais qualificadas serão as campanhas da equipe de marketing para atingi-los e assim transformá-los em potenciais clientes.

 

Definindo seu público-alvo

Para determinar seu público-alvo é importante fazer uma pesquisa que envolve diversos fatores, para determinar que grupo de pessoas possa ser o seu público ideal. As informações podem ser sobre hábitos de consumo, comportamento, dados demográficos, classe social, as condições socioeconômicas, entre diversos outros fatores que julgar relevante.

O importante nessas pesquisas é a veracidade das informações e análise de quem está recolhendo, para assim saber com exatidão como encontrar, se relacionar e atender as necessidades desse público com seu produto ou serviço oferecido.

Nos encontramos numa era que o discurso generalizado já não faz tanto efeito, por isso é imprescindível usar e abusar da personalização para atingir quem precisa ser atingido, gerando assim a identificação.

 

Descobrindo o perfil ideal do seu público-alvo

Existe uma diferença entre quem você quer que seja seu público-alvo e quem realmente é seu público-alvo, há muito tempo atrás isso era diferente, pois as empresas que determinaram isso, por exemplo, pessoas entre 35 e 50 anos do sexo feminino usam creme para rugas, porém como o comportamento da humanidade mudou bastante, pessoas do sexo oposto podem usar esse creme e não necessariamente estão nessa faixa etária.

Isso nos faz pensar que o comportamento é cada vez mais importante quando se vai determinar seu público-alvo, é importante ficar atendo em quem quer consumir seus produtos ou serviços.

 

Vamos a outro exemplo, nesse vamos ser mais específico

Suponhamos que existam duas mulheres com a mesma idade, que moram na mesma cidade e trabalhem no mesmo ramo ganhando praticamente o mesmo salário, porém uma delas é casada e tem 3 filhos, isso mudaria tudo na sua estratégia de marketing caso tivesse um supermercado.

Para a primeira que é solteira e não tem a responsabilidade de alimentar 3 crianças a estratégia seria completamente diferente da outra que já precisa. Com isso podemos perceber que além dessas semelhanças os perfis são bem diferentes, logo você teria que executar ações diferentes para atingir cada uma delas. Público-alvo vai muito além de idade e sexo, é uma questão que envolve diversos fatores e que precisam ser colocados em pauta.

Uma consequência positiva disso é o não desperdício de recurso, se seu público-alvo primário fosse donas de casa, certamente sua maior força de comunicação trabalharia em cima disso, para atingir a segunda mulher que tem 3 filhos. Isso ajudaria sua empresa a direcionar melhor os gastos.

Agora que você já sabe o que é, como definir e como atingir seu público-alvo, precisamos explicar qual a diferença entre:

 

Público-alvo x Persona

Público-alvo como falado anteriormente são grupos de pessoas que compartilham perfis semelhantes, já persona é a pessoa ideal, para seu produto ou serviço, só que semifictícia.

Exemplo de público-alvo: Mulheres entre 35 a 50 anos, casadas, que trabalham fora e ganham mais de R$4.000 mês.

Exemplo de persona: Maria, 40 anos, casada e tem 3 filhos, é gerente comercial de uma empresa multimarca e ganha R$5.500 mês.

Persona é o comprador ideal e público-alvo é mais geral, a persona deve ser criada para usá-la como exemplo para direcionar o time do marketing a traçar as melhores estratégias para atingi-lo, assim podendo alcançar o resultado satisfatório.

Agora que você já sabe o que é público-alvo, como defini-lo e como criar uma persona para atingi-los, ficou mais fácil definir quais estratégias executar para alcançá-los e obter os melhores resultados.

Se tiver ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que vamos ter o maior prazer de ajudar :)

 

RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL

Graduado em Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para e-mail marketing e mídias sociais, sempre atualizado sobre marketing digital.
Amante de livros, filmes e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.

 

 

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