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Mídias Sociais para Advogados

A internet é uma ótima plataforma para compartilhar conhecimento, promover discussões sobre temas importantes, ajudar o próximo com dicas, exemplos e diversas outras coisas.

Dessa forma é essencial que a participação do segmento jurídico esteja nela, seja nas redes sociais, site, blogs e quaisquer outras plataformas onde possam compartilhar seus conhecimentos para ajudar o próximo e/ou atrair possíveis novos clientes.

Mas precisamente a presença de advogados e escritórios de advocacia nas redes sociais podem ser positivas se utilizadas de forma estratégica, e principalmente sem ferir a ética que a profissão exige.

Vale ressaltar o provimento 94/2000 e o Código de Ética deixam claro a relação da publicidade e propaganda com a advocacia, ela pode ser feita “com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra finalidade”.

 

 Provimento 94/2000: “Dispõe sobre a publicidade, a propaganda e a informação da advocacia.” Art. 1º. É permitida a publicidade informativa do advogado e da sociedade de advogados, contanto que se limite a levar ao conhecimento do público em geral, ou da clientela, em particular, dados objetivos e verdadeiros a respeito dos serviços de advocacia que se propõe a prestar, observadas as normas do Código de Ética e Disciplina e as deste Provimento.

CED (Código de Ética e Disciplina). Capítulo IV – “Da Publicidade”. Art. 28. O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade.

 

Então como você acabou de ler, a principal estratégia é levar conteúdo relevante para os usuários, e isso pode ser feito sim nas mídias sociais.

 

Então, porquê atuar nas mídias sociais?

Separamos 3 itens para responder essa pergunta.

 

1ª Desmistificar

Para leigos em advocacia o direito pode ser algo muito complicado e de difícil interpretação, então aqui vai uma dica preciosa para quem quer se tornar referência no ramo, desmistifique assuntos para quem precisa abrir uma ação, ou para quem está se defende de uma, por exemplo. Explique procedimentos de forma fácil e descomplicada, exemplifique casos e suas soluções, explique significados e lembre-se de facilitar sempre o entendimento de quem está consumindo seu conteúdo.

 

2ª Proporcione discussões

Utilize as mídias sociais como uma curadoria, elas são sem dúvida ótimas plataformas para isso, já que um dos principais objetivos delas é o relacionamento, a troca. Você ou seu escritório podem produzir conteúdos relacionados ao tema. Podem ser notícias sobre mudanças nas leis que estejam relacionadas diretamente com seu público-alvo, novidades no Código de Processo Civil.

Existem diversas abordagens que são efetivas para engajar um público interessado nesse tema. Outra dica para promover discussões são os conteúdo cujo objetivo seja interação, como "termos do direito que você precisa conhecer", “motivos pelos quais você precisa de uma advogado agora”, entre muitos outros.

 

3ª Conteúdos mais aprofundados

Uma forte e eficaz estratégia das mídias sociais é o blog, que tem como principal característica o conteúdo textual, nele você pode aprofundar algo que divulgou nas redes sociais como Facebook, instagram, linkedin...Elas funcionam como uma ponte, onde você pode prendem a atenção do usuário em uma dessas redes citadas anteriormente e levar eles até o conteúdo mais aprofundado, no caso o blogpost. O usuário estando no blog pode encontrar outros diversos conteúdos mais robustos e que possam interessá-lo.

Já falamos de alguns canais de comunicação até aqui, mas no próximo tópico vamos saber exatamente o que cada mídia sociais pode te oferecer de melhor, vamos lá?

 

Canal de comunicação = o que ele pode oferecer

Nas mídias sociais existem diferentes canais que podem ser muito bem trabalhados no segmento advocacia.

A rede social vai depender muito de quem você ou seu escritório querem atingir, por exemplo, se a atuação for da natureza empresarial, o Linkedin é a rede social recomendada para atuação primária, se o objetivo é atingir a maior quantidade de pessoas, o foco pode ser no Facebook ou Instagram. O importante é conhecer seu público-alvo para poder tomar essa decisão.

 

Facebook - Alto volume de público com pessoa física, público com +35 anos.

 

Instagram - Volume de pessoas, crescendo cada vez mais entre jovens e adultos.

 

Twitter - Espaço para grande volume de conteúdo e discussões, interação.

 

LinkedIn - Rede profissional, ideal para B2B, espaço para tomadores de decisões, contatos profissionais e possui ferramenta de recrutamento.

 

3 dicas rápidas para ajudar transformar seus seguidores em clientes

 

  • Crie conteúdo relevantes
  • Publique com frequência
  • Construa autoridade e torne-se referência no segmento

 

Ética sempre!

Não só nas mídias sociais, mas em todos os ambientes (online e offline) os advogados são difusores de ética, sendo assim, é imprescindível que haja sempre clareza, moral e transparência nos processos que envolvem você e sua empresa com os consumidores. Use as mídias sociais da melhor forma possível para seu negócio, trabalhe honestamente e conquiste os resultados.

Conte com quem estuda, pratica e é fascinada em promover da melhor forma possível o negócio de seus parceiros, a Cartola Comunicação conta com uma equipe preparada, certificada e apaixonada pelo que faz.

 

RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL

Formado em Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para mídias sociais e e-mail marketing, sempre atualizado sobre marketing digital.
Amante de livros, filmes e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.

 

Associações e Certificações:

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