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Teste A/B para o E-mail marketing. 

Não é novidade nenhuma que o uso do e-mail marketing vem ganhando espaço como estratégia para chegar ao seu público alvo, porém do mesmo jeito que a ferramenta se populariza ela também pode trazer repercussões negativas se mal planejadas e executadas para sua empresa, já que o e-mail marketing é uma das principais ferramentas para o impacto direto em vendas e para a conquista e fidelização dos seus clientes.

Um dos instrumentos mais eficazes para saber se suas campanhas de e-mail marketing estão no caminho certo é fazer uso do teste de retorno de campanha, o Teste A/B, onde o objetivo é permitir um comparativo de uma variável em uma amostra do banco de dados, essa variável pode ser o assunto do e-mail, a hora do disparo, o conteúdo, os produtos que estão sendo mostrados, assim será possível saber qual dos itens foi o mais relevante, para melhor compreensão, o Teste A/B consiste em, por exemplo, você quer testar o assunto do e-mail, da sua lista pegue 10% dos e-mails e divida em dois, para 5% você disparará com um assunto e os outros 5% com o outro assunto, você poderá avaliar depois da entrega qual dos dois assuntos teve a melhor taxa de abertura e dependendo de qual foi poderá disparar os 90% restante de acordo com os 5% que mais abriram seu e-mail marketing, isso tudo com o auxílio de uma ferramenta de disparo que tenha essa funcionalidade.

A primeira etapa para uma conversão é a abertura do e-mail, e para gerar essa conversão é necessário que o cliente abra esse email, mas como é possível gerar o interesse desse cliente em abri-lo? Cada segmento do seu banco de dados tem suas tendência e especificidades, e dependendo do seu segmento de mercado, é importante determinar que tipos de assuntos sejam mais relevantes e que possam atrair a abertura por parte dos seus membros.

Um exemplo simples de teste A/B seria duplicar a página (A), mudando apenas um elemento dela. Neste exemplo vamos supor que seja o assunto. Ao invés de utilizar o assunto ‘’Entenda como o teste A/B funciona’’ da página original (A), poderia ser utilizado ‘’Entendendo como o teste A/B se aplica ao e-mail marketing’’. O objetivo, neste exemplo, seria analisar qual das duas opções de assuntos teve a maior taxa de abertura. Seria a página (A) a vencedora, com o titulo original? Ou seria a página (B), com o título modificado? Você nunca saberá a resposta correta até realizar um teste A/B.

A implementação e o desenvolvimento de um teste A/B exigem uma ferramenta capaz de criar, gerenciar e analisar os resultados, mas antes de tudo isso é fundamental desenvolver um plano de ação com base em algumas questões como: o que vai ser testado, como os resultados serão avaliados, qual o efeito desejado e qual será o próximo passo depois de recolhido esses resultados.

Depois de avaliado todas essas questões e feitos os testes, você saberá qual o assunto, horário e conteúdo mais indicado para disparar o e-mail marketing e obter os resultados esperados.

 

RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL

Estudante de Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para e-mail marketing, sempre atualizado sobre marketing digital. Amante de livros, filmes, e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.

 

 

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