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O e-mail marketing tem diversos benefícios que podem e devem ser explorados pela sua empresa, mas para isso é preciso saber usa-las corretamente. Uma forma de fazer isso é segmentando suas listas, o aconselhado é que táticas certeiras sejam desenvolvidas para que cada grupo de clientes receba o e-mail certo, de acordo com seu perfil. 

Se feitas de forma diferente, poderão acabar enchendo a caixa de entrada dos seus usuários com e-mails que não são relevantes para eles, causando o seu desinteresse, o que pode acontecer é o descadastramento e perda do interesse na marca, impactando diretamente na taxa de conversão.

É importante lembrar que a cada e-mail, você está se comunicando com uma só pessoa e o interesse dela deve ser respeitado para que ambos os lados sejam satisfatórios. Então, campanhas padronizadas disparadas para uma lista onde todos os clientes de diferentes públicos e interesses estão, devem ser evitadas.

Separei algumas dicas de como essas segmentações podem ser feitas para trazer o retorno sobre seu investimento em estratégias de e-mail marketing esperado. Verifique quais são mais adequadas de acordo com seu perfil e confira os resultados nos relatórios, que ensino a fazer no post "Orientações para preparar e apresentar um relatório de e-mail marketing."

1° Segmentação por faixa etária

Se sua empresa oferta serviços e produtos de diversas categorias, o ideal é que seja separado por idade, nessa lista você vai poder segmentar seus clientes de acordo com a faixa etária de cada um e ainda poderá traçar um perfil dos interesses e consumos de acordo com cada consumidor.

2° Segmentação por gênero

Se sua empresa lida com serviços e produtos para homens e mulheres, a separação desses gêneros é indispensável, porque homens e mulheres têm gostos, necessidades e padrões diferentes. Disparar um e-mail especifico para cada gênero, gera um impacto muito maior sobre eles. Por exemplo, homens no geral não ficariam satisfeitos em receber um e-mail com roupas femininas, a não ser que seja uma campanha de dia dos namorados onde eles pudessem presentear uma mulher. Portanto fique atento a este quesito e saiba quais produtos e serviços melhor atendem cada um dos gêneros.

3° Segmentar por localização geográfica

As regiões são diferentes e cada uma delas tem uma cultura, gostos e comportamentos completamente diferentes uma das outras, por isso saiba onde estão cada um dos seus clientes. Procure saber a necessidade de cada região, se você oferta uma roupa de frio para seu público nordestino, por exemplo, vai ficar na cara que ele está recebendo o e-mail da mesma campanha que uma pessoa do sul recebeu, e isso pode passar a falta de atenção da sua empresa com a necessidade de quem está recebendo suas ofertas.

Lembre-se que o e-mail marketing é uma estratégia de marketing direto, que proporciona um relacionamento direcionado com seus clientes.

4° Segmente por histórico de compras – Estruture suas campanhas

Clientes antigos, clientes que acabaram de fazer sua primeira compra e tantas outras categorias precisam de uma comunicação especifica e diferente uma das outras. Use cada categoria para impulsionar a próxima venda e fidelizar seus clientes.

Uma consumidora que comprou um vestido, por exemplo, talvez esteja interessada em comprar também algum acessório como: um colar, uma bolsa, um cinto, entre outros. Aproveite a oportunidade e saiba oferecer no próximo e-mail marketing peças que combinem com a compra realizada anteriormente e assim fazer um marketing de reengajamento.

    As segmentações de suas listas são continuas, portanto deverá ter uma manutenção constante, também avalie os resultados de cada campanha para saber quem abriu o e-mail, clicou nos links e seguiu para uma conversão.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas de como planejar campanhas de e-mail marketing mais segmentadas, aumentando as taxas de conversão para sua estratégia.

 

RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL

Estudante de Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para e-mail marketing, sempre atualizado sobre marketing digital.
Amante de livros, filmes, e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.

 

 

 

 

 

 

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