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Hoje em dia as empresas precisam que o usuário cadastre seu e-mail para efetuar uma compra, ficar atualizado sobre promoções e ter acesso a conteúdos exclusivos sobre seu negócio. Mas, o que fazer quando depois de algum tempo esse usuário se descadastra da sua lista?

 

Para que o usuário tenha a possibilidade de negar o recebimento do e-mail marketing é necessário existir a opção do opt-out no próprio e-mail e não somente pelo servidor do e-mail, para que isso funcione corretamente todo e-mail disparado deve conter a opção de se descadastrar da lista de contatos.

 

Antes de tudo é necessário entender o motivo dessa ação, quais foram as causas desse comportamento, que podem ser diversos como: a frequência de envios, perca de interesse no seu negócio, um assunto não elaborado e estruturado, o recebimento de um e-mail sem que o usuário tenha concordado e o tão temido SPAM. Quando o usuário não reconhece o remetente na sua caixa de entrada o opt-out pode ser instantâneo.

Envio de bases e compartilhamento realizado por parcerias também não são recomendados, é uma prática muito arriscada, quem recebe pode não reconhecer o remetente, ao assinar a newsletter o usuário pode até ter concordado, porém pode não lembrar e como não assinou diretamente, o interesse nos conteúdos pode ser irrelevante.

Outro motivo bem comum é a inadequação de conteúdo, por mais que o usuário tenha se inscrito para receber seu e-mail, mandar mensagens generalizadas e sem relevância pode gerar o descadastramento. Saber adequar cada tipo de conteúdo, conhecer o comportamento e interesses dos usuários é indispensável para mantê-los engajados e isso pode ser feito através da segmentação desses conteúdos.

Uma atitude que as empresas precisam evitar é o de tentar ‘’esconder’’ o link de descadastramento, isso não evitará que o usuário não queira mais receber sua comunicação através do e-mail, essa atitude não é recomendada pelo Manual de Boas Praticas do E-mail Marketing, tornar a opção de opt-out menos visível pode irritar o usuário e fazer com que ele denuncie sua mensagem como SPAM.

A melhor estratégia para atender usuários insatisfeitos é proporcionar uma solução prática e o mais rápido possível, um usuário insatisfeito não está ligando se um dia assinou para receber suas mensagens, se ele não quer mais não importa, ele vai procurar o jeito mais fácil de se descadastrar, no botão ‘report spam’ do provedor de e-mail.

Um fato interessante é que as empresas ainda têm certa relutância em colocar o link de descadastramento no topo do e-mail, quanto menor o número de denúncias, melhor para a sua reputação, é de se pensar que isso pode aumentar o número de descadastramento, pode até acontecer, porém se a pessoa clicou é porque não tem mais interesse em receber seus conteúdos. O botão deve funcionar de maneira eficiente e o usuário deve sair imediatamente da sua lista.

 

Para que o opt-out funcione de forma adequada, é importante inserir em todos os e-mails uma mensagem padrão de descadastramento contendo o link. Este link é integrado a um sistema que automaticamente descadastrar o e-mail correspondente, a opção do descadastramento é obrigatório e todas as ferramentas de disparo de e-mail marketing notificam quando isso não acontece.

 

Quando um usuário optar pelo opt-out, aproveite para saber o motivo e entender o que levou a tomar essa decisão, uma maneira de saber a resposta é incluir no link de descadastramento o direcionamento para uma tela de confirmação, onde pode conter um pequeno questionário sobre as razões que levaram o usuário a se descadastrar. Assim você consegue melhorar suas estratégias para as próximas campanhas e evitar que outros usuários se descadastrem pelo mesmo motivo.

Espero ter ajudado com essas dicas, agora é só colocar em prática.

 

RONIEL FALCÃO
ANALISTA DE MARKETING DIGITAL

Estudante de Publicidade e Propaganda, criador de conteúdo para e-mail marketing, sempre atualizado sobre marketing digital.
Amante de livros, filmes, e séries. Adora música pop e a companhia dos amigos.

Associações e Certificações:

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