Deixe seu contato, que ligamos para você!

Blog Fique por dentro de nossos conteúdos

 

Nos últimos anos, a venda de smartphones e tablets vem crescendo constantemente no Brasil. Uma boa parte da população brasileira possui dispositivos que tem acesso à internet e que permite o uso de aplicativos.  

Grande parte das visitas do seu site, por exemplo, podem estar vindo desses dispositivos móveis e se seu site não estiver adaptado pode estar perdendo clientes. Adaptar seu negócio ao mobile é uma questão de necessidade atualmente, mas ai surge à dúvida: devo usar um site responsivo ou uma app? Ambas trazem vantagens e desvantagens que serão citadas no decorrer desse artigo e no final espero ter ajudado a você decidir qual é a melhor opção para o seu negócio.

Muitas empresas estão correndo para alcançar essa parcela do público. E como está a sua empresa?

As duas maneiras comuns de alcançar usuários de dispositivos móveis, como falado anteriormente são: aplicativos para celular e site responsivo. Ambas podem ser extremamente satisfatórias na sua estratégia de marketing digital, mas antes de qualquer coisa você precisa ter em mente três fatores que determinam a sua escolha.

Objetivo: O que você pretende conseguir com esse aplicativo/site? Esse objetivo se encaixa na sua estratégia de marketing digital? Essas perguntas são válidas para você decidir entre um ou outro. Se você pretende expandir seu alcance, qualquer um dos dois poderá trazer isso. A diferença está em como isso vai acontecer.


Público: Esse é um dos pontos mais importantes que você deve pensar. Será que o seu público-alvo se enquadra no perfil de usuários de dispositivos móveis? Se seu público for bem jovem, é praticamente uma obrigação você ter um site responsivo ou um aplicativo mobile. É muito importante estudar sobre mobile commerce e procurar informações e dados sobre idade, sexo, entre outras coisas, dos usuários.


Conteúdo: Ok, seu objetivo e seu público-alvo são perfeitos para começar a investir em dispositivos móveis. Mas que conteúdo você vai colocar? Não adianta ter um aplicativo visualmente excelente se ele não tem uma funcionalidade ou um conteúdo que não agrade o seu cliente. Seja atraente em diversos aspectos.

É claro que, além dos três fatores citados acima, existem as diferenças entre um aplicativo e um site responsivo e, assim, os pontos positivos e negativos de cada um.

Os aplicativos, por exemplo, tem como maior objetivo oferecer a melhor experiência mobile ou tablet possível devido à profunda integração e adaptabilidade aos dispositivos, possui mais opção de interatividade, assim como possibilita o uso sem precisar de conexão com a internet. Os apps permitem o acesso às funcionalidades dos smartphones que não são facilmente acessíveis através das aplicações web. Por exemplo, a geolocalização avançada (uso do GPS no mobile), as notificações push (envio de notificações aos utilizadores) e navegação offline que é possível através do sistema de gestão de cache.É importante deixar clara a proposta de valor que você oferece ao seu público quando ele decide baixar seu aplicativo.

Outra vantagem é que você pode criar um app com base nos objetivos principais, enquanto um site responsivo apenas adapta o conteúdo ao dispositivo do leitor.

Agora caso você não precise de tanta interatividade, opte pelo site responsivo, que tem entre suas maiores vantagens a sua praticidade. Outra vantagem é que o seu site continua posicionado no Google e ele pode ser encontrado através deste motor de busca. Apesar de ser aparentemente simples, ele otimiza o tempo que você precisa para atualizar algo ou corrigir erros. No entanto, existem funcionalidades que o site responsivo não consegue criar e que apenas estão disponíveis numa App. Além disso, ele não exige muito do usuário e ajuda bastante no processo de busca do seu site.

Espero ter ajudado apresentando as duas maneiras de estar presente no mobile. E aí? Qual você escolher?

 

VICTOR RÉGIS

SOCIAL MEDIA
Estudante de Publicidade e Propaganda, gerador de conteúdo para Facebook de empresas e ONGs, como TM Engenharia, Recanto Psicopedagógico, Pousada dos Capuchinhos, entre outros. Pesquisador constante de e-commerce e marketing digital. Fã de filmes, séries e boa música.

Associações e Certificações:

Associação Brasileira de Comércio Eletrônico Mailchimp Associação Brasileira de Empresas de Design Bing Ads Com School

Como chegar