- Escrito por Super User
Nem todo site é igual! E tem muita gente por aí que não sabe disso. Depois de dar dicas sobre o site da sua empresa, falar sobre criação de conteúdo e sobre o aumento do tráfego do seu site, hoje vou definir para vocês qual o melhor tipo de site para a sua empresa.
Primeiramente, é muito importante que você tenha em mente o objetivo principal da empresa. O que ela deseja alcançar com o site? Tornar os serviços mais conhecidos, buscar maior proximidade com o público ou vender? Claro que existem muitos outros objetivos além desse, assim como existem diversos tipos de site. Abaixo, escolhi os 3 mais comuns pra você conhecer:
Website institucional: Esse tipo de site é bastante conhecido como “cartão de visita”, pois nele contém informações da empresa, como a história, os serviços, o contato, o endereço, entre outros. É bastante adequado para empresas que não são lojas e não trabalham com vendas de produtos físicos.
Loja virtual: Quem acompanha o nosso blog já deve ter lido vários posts sobre esse assunto. Apesar da sua construção ser um pouco mais complexa, é uma excelente opção tanto para microempreendedores quanto para empresas multinacionais. Esse site é ideal para quem possui um estoque bem variado de produtos e que tem condições de lidar com entregas e cobranças online.
Catálogo: Você tem uma empresa que trabalha com varejo, mas não quer se aventurar no mundo do e-commerce? Então você pode optar pelo site em formato de catálogo. Nele, você pode colocar todos os seus produtos com as informações necessárias para atrair clientes até a sua loja física.
Ainda podemos citar blogs e landing pages como exemplos, mas ambos podem ser usados simultaneamente com os 3 tipos que citamos acima. No blog, a chance de aumentar a relevância do seu site nos sites de busca são maiores, e isso dá maior visibilidade. Já nas landing pages, você direciona os visitantes do seu site a alguma promoção ou informação que deseja passar e que considera importante para aumentar a taxa de conversão da sua empresa.
Lembrando que o site por si só muitas vezes não traz o retorno necessário. Como já falamos aqui, é muito importante que você tenha uma comunicação forte em outros meios que possam divulgar o seu site.
Depois desse post, agora você pode decidir qual o melhor site pra sua empresa. ;)
VICTOR RÉGIS
SOCIAL MEDIA
Estudante de Publicidade e Propaganda, gerador de conteúdo para Facebook de empresas e ONGs, como TM Engenharia, Recanto Psicopedagógico, Pousada dos Capuchinhos, entre outros. Pesquisador constante de e-commerce e marketing digital. Fã de filmes, séries e boa música.